Geomarketing

A localização comercial é o fator essencial para o sucesso de um negócio

Nunca é demais repetir: a localização é um dos pilares mais importantes para o êxito de qualquer empreendimento. Esse princípio é ainda mais verdadeiro quando falamos de um ponto de venda físico. Escolher o local certo pode fazer toda a diferença entre prosperar e fracassar.

A escolha das instalações comerciais deve seguir duas etapas principais:

  1. Uma pré-seleção de locais;
  2. E uma análise aprofundada e fundamentada para confirmar a viabilidade dessa pré-seleção.

Não há margem para erros. Um contrato de locação comercial geralmente compromete o empreendedor por pelo menos três anos, e corrigir um erro de escolha na localização pode ser muito difícil – e custoso. Por isso, o tempo investido nessa etapa é precioso. É fundamental ir a campo, observar, conversar com pessoas, registrar informações e, a partir disso, refletir e tomar decisões embasadas. Para auxiliar nessa análise, apresentamos, a seguir, uma tabela com os principais pontos a considerar.

Embora a localização seja o fator-chave, há outros aspectos relevantes a considerar antes de assinar o contrato de locação: ambiente socioeconômico, acessibilidade, estrutura física do imóvel e possíveis reformas necessárias.

Como escolher a localização comercial ideal: informações a serem coletadas

Os itens descritos devem ser adaptados de acordo com a natureza do negócio e o tipo de ponto comercial em análise. Por exemplo, se o local está em um shopping center, algumas investigações periféricas se tornam desnecessárias. No entanto, mesmo nesse contexto, é essencial avaliar o fluxo de pessoas e a atratividade específica do ponto, já que nem todos os corredores de um shopping são igualmente vantajosos.

O mesmo vale para mercados cobertos. Nestes, a observação direta do perfil e comportamento dos clientes, fluxo de passagem e análise da concorrência são fundamentais.

1) Características do ponto comercial

Elemento

Observações

Histórico do local

Houve mudanças recentes de atividade no ponto? Por quê? Vá além do que o proprietário informa: converse com comerciantes e vizinhos.

Visibilidade do imóvel

Detalhes como vitrines recuadas, desníveis de calçada, mobiliário urbano ou obstáculos podem prejudicar a visibilidade.

Ambiente da rua ou praça

Avalie a dinâmica do local. Exemplo: uma rua de alimentação pode ser muito movimentada de manhã, mas deserta à tarde.

Comodidades e acessos

Avalie calçadas, estacionamento, transportes públicos próximos. Um belo ponto com difícil acesso pode ser uma armadilha

Comércio ao redor

É preferível que as lojas vizinhas tenham alguma afinidade ou complementaridade com seu negócio.

Tamanho e exposição da vitrine

Uma boa vitrine (mínimo de 5 metros) é importante para chamar atenção. Esquinas com duas frentes têm vantagem.

Área de vendas e estoque

O espaço deve estar em conformidade com as necessidades do seu negócio

Condições do local e materiais

Avalie os materiais disponíveis e o estado do imóvel. Reformas em locais antigos podem trazer surpresas.

Custos de aquisição

Considere aluguel, valor de luvas, custos de transferência, cláusulas de revisão de aluguel, entre outros.

Trabalhos obrigatórios

Verifique a necessidade de atualizações obrigatórias. Isso pode impactar o custo inicial.

Potencial de expansão

O local comportaria uma eventual adesão a uma franquia ou ampliação de atividades? Avalie essa possibilidade.

2) Atratividade da área

ITEM

OBSERVAÇÕES

Presença de "locomotivas" comerciais

Lojas âncoras, como grandes redes, atraem fluxo de pessoas que pode beneficiar seu negócio, dependendo da proximidade.

Locais atrativos nas imediações

Prefeitura, escolas, pontos turísticos, correios. Mas atenção: o lado da calçada ou o fluxo de pessoas pode fazer toda a diferença.

Acessibilidade geral

Observe com atenção a mobilidade local: tráfego, transportes, estacionamento e o fluxo de pedestres.

Dinamismo da vizinhança

Verifique se há eventos, promoções regulares e se a área é tradicionalmente movimentada.

Evolução da zona

Converse com comerciantes antigos da região para entender a trajetória do bairro e as expectativas de futuro.

Projetos futuros

Mudanças no plano diretor, criação de vias ou zonas exclusivas, novos comércios ou transferências podem impactar positiva ou negativamente o local. Consulte os órgãos públicos locais.

3) Análise do fluxo de pessoas

TEM

OBSERVAÇÕES

Circuitos de circulação identificáveis

A observação in loco permite perceber se as pessoas realmente passam pela frente do ponto, em qual direção, e qual calçada preferem.

Volume e perfil do fluxo

Conte os pedestres por 1 a 2 horas em diferentes horários e dias. Identifique o perfil (idade, gênero, etc.) e veja quantos param na vitrine.

Atratividade da vitrine atual

Caso já exista uma loja no local, observe o número de pessoas que param e entram. Isso ajuda a estimar o potencial.

4) Estudo da concorrência

ITEM

OBSERVAÇÕES

Concorrentes diretos

Avalie o tempo de atuação, notoriedade, qualidade do ponto, saúde financeira, inovação e variedade de produtos.

Documentação dos concorrentes

Utilize registros públicos como dados do tribunal de comércio, extratos do CNPJ, balanços e protestos.

Indicadores do setor

Use índices fornecidos por associações e câmaras comerciais: faturamento por m², por vendedor, etc.

Tipo de produtos e serviços

Veja a abrangência da oferta, qualidade, preços, horário de funcionamento, atendimento e diferenciais oferecidos

Concorrentes indiretos

Avalie empresas que atendem o mesmo perfil de público, ainda que com outros produtos. Há complementaridades possíveis?

5) Estudo da população da área de influência

ITEM

OBSERVAÇÕES

Delimitação da área de alcance

No mapa, trace um raio com deslocamento de até 3 minutos (zona primária) e outro com até 10 minutos (zona secundária), adaptando ao tipo de negócio.

Adaptação ao espaço urbano

Ajuste os círculos com base em barreiras físicas como prédios, vias expressas e padrões de fluxo de pedestres.

Composição e evolução da população

Quantifique habitantes, idade, status socioeconômico, profissões e renda. Considere também a população flutuante.

Hábitos de consumo

Levante dados existentes sobre comportamento de compra e, se possível, aplique questionários ou entrevistas.

Estimativa de público-alvo

Com base nas informações obtidas sobre a população e o ponto, estime quantas pessoas fazem parte do seu público potencial.

Análise complementar: novos negócios no entorno

Essa etapa é opcional, mas altamente recomendada. Pode ser feita com ajuda de especialistas como consultores do CCI (Centro de Comércio e Indústria) ou outras entidades de apoio a empreendedores.

Três aspectos devem ser analisados nos novos negócios instalados recentemente:

  1. Localização e público-alvo
  2. Produtos e serviços oferecidos
  3. Experiência e know-how dos fundadores

Embora as conclusões devam ser interpretadas com cautela, esse estudo pode indicar:

  • O que está funcionando (ou não) na região;
  • O verdadeiro potencial da área de influência.

Validando a escolha: o que observar antes de assinar

Avaliar corretamente o potencial comercial de um ponto exige paciência e método. A melhor forma de começar é investindo algumas horas em observação direta. Olhar com atenção, conversar com moradores e comerciantes locais e fazer anotações são atitudes simples, mas poderosas.

Se os primeiros indícios forem positivos, o processo deve avançar para uma fase de análise mais profunda, que pode levar dias – ou até semanas.

É fundamental registrar todas as informações obtidas por meio de:

  • Conversas com especialistas;
  • Documentações disponíveis;
  • Pesquisas e observações próprias.

Com tudo isso em mãos, você poderá:

  • Resumir as principais descobertas;
  • Tomar uma decisão madura e consciente – que, como visto, pode determinar o sucesso ou o fracasso do seu negócio.
Frank Barroso

Frank Barroso

About Author

Bacharel em geografia pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU); jornalista profissional desde 1987, web design há mais de 20 anos. gestor social, líder comunitário, ecologista. Frank é pesquisador na área de planejamento urbano, mobilidade sustentável e geomarketing.

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